Sobre

A SeIS é um evento anual realizada por estudantes de Imagem e Som da UFSCar, com o intuito de trazer discussões e debates do meio audiovisual para dentro e fora da universidade. A 17ª edição tem como tema Mídia Ativa, abordando as mídias como meio de resistência e luta, trazendo palestrantes de diversas mídias atuais, afim de discutir sua importância, relevância e eficiência na atualidade.

Neste ano, o evento será realizado junto com a Semana Universitária do Audiovisual (SUA), com o tema de “Audiovisual e Resistência”. Esta edição da SUA Regional Sudeste traz o tema do midiativismo em um recorte mais voltado para os estudantes de audiovisual e o fazer audiovisual fora do grande eixo de produção nacional.

A SUA será nos dias 21 ao 23 de abril, e a SeIS será realizada nos dias 24 ao 27 de abril. Ambos na UFSCar em São Carlos.


SOBRE A SEIS

A Semana de Imagem e Som (SeIS) surgiu no ano de 1999, por iniciativa dos alunos do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo se tornado um evento anual do curso a partir de 2003. Ao longo de suas dezesseis edições já realizadas, o projeto buscou, sempre, fomentar as discussões sobre o audiovisual, aliando o saber acadêmico com a experiência profissional, proporcionando uma oportunidade singular para alunos e demais entusiastas do setor.

Nesse sentido, é importante observar a diversidade de temas adotados em cada edição, pois estes servirão de norte para a orientação das discussões. Ao longo dos anos, questões variadas foram enfocadas, desde a produção independente e as novas tecnologias e iniciativas de produção e distribuição de audiovisual, até aspectos como a representação da sexualidade e do medo.

A partir dessas temáticas, a programação é formada de modo a contemplar o desenvolvimento das habilidades e discussões de forma ampla. Tradicionalmente, a SeIS investe em oficinas, palestras, mesas redondas e exibições de filmes, em uma proposta plural de abordagem dos temas. Para dar suporte a este ideal, sempre buscando convidados que sejam referências para os participantes, como, por exemplo: o teórico Ismail Xavier, fundamental para as discussões sobre cinema; o cineasta José Mojica, ícone dos filmes de terror brasileiros; o cineasta Hilton Lacerda, diretor do filme “Tatuagem” (2013) – que foi exibido na décima quarta edição em uma sessão seguida de debate com o cineasta. Além deste filme, outras produções nacionais também foram exibidas no projeto, como é o caso do filme “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios” (2012), que também contou com a presença dos realizadores Renato Ciasca e Beto Brant.

À medida que o projeto evoluiu, cresceu também sua sensibilidade à inclusão da cidade de São Carlos em suas atividades. A proposta do evento compreende que, como uma atividade de extensão, é preciso ir além dos muros da Universidade, se espalhando pelo ambiente urbano e promovendo a difusão do conhecimento e a atração do público. Para tanto, presa-se pela dispersão dos locais de acontecimento das oficinas, palestras e exibições através da manutenção de parcerias com pontos de cultura locais, como a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Hollanda e o SESC de São Carlos.

A Semana da Imagem e Som é uma atividade tradicional do curso de Imagem e Som e conta com o apoio de professores e alunos do departamento, comunidade acadêmica, profissionais, e instituições de São Carlos, que percebem neste evento uma oportunidade concreta de aproximação, discussão, e formação audiovisual. Este é um momento que ultrapassa a sala de aula e se permite dialogar com o mercado de trabalho e com a experiência com a recepção do público externo para as produções, seguindo seu propósito de explorar a linguagem audiovisual, suas formas, significações e espaço social.


SOBRE A SUA

A Semana Universitária do Audiovisual, ou SUA, tem sua história intimamente ligada com a Semana da Imagem e Som (SEIS). Em 2004 a SEIS abriu suas portas para a participação de estudantes de cursos de audiovisual de outras universidades e criou as bases para a primeira edição da SUA, realizada em Bauru pelos estudantes do curso de Radio e TV da UNESP, no ano seguinte. A semana tem como intenção reunir os estudantes de audiovisual para debater, compartilhar conhecimento e fortalecer a mobilização e militância estudantil.

Na 7ª Edição, organizada por estudante da UFF de Niterói-RJ em 2013, foi tirada em plenária a organização de edições regionais da semana, afim de fortalecer as edições nacionais. A edição Regional Sudeste chega em sua 4ª edição este ano, organizada pelos alunos da Imagem e Som em conjunto com a SEIS.

Com o tema de “Audiovisual e Resistência” esta edição da SUA Regional Sudeste traz o tema do midiativismo em um recorte mais voltado para os estudantes de audiovisual e o fazer audiovisual fora do grande eixo de produção nacional. A programação vai contar com oficinas, mostras, exibições, mesas de debate, saraus e as tradicionais plenárias, onde serão tiradas resoluções para fortalecer a construção da FENEAV (Federação Nacional dos Estudantes de Audiovisual) a nível regional.